terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como São Feitas as Salsichas?

É... Depois de tanto ouvir aquela frase: "Leis são como salsichas. É melhor não saber como foram feitas.", resolvemos esclarecer à vocês, pelo menos como as salsichas são feitas. Porque me perguntar sobre a composição das leis, também já é pedir demais...
Então, pegue a sacolinha de viagem e prepare-se para a revelação...(hihihi)


Fórmula:
Carne dianteiro bovino 40 Kg
Carne bovina industrial 25 Kg
Touchinho ou papada 25 Kg

Ingredientes:
- Sal refinado 2,3 Kg
- Proteína Texturizada de Soja 2,0 Kg
- Fécula de mandioca 2,0 Kg
- Água/Gelo 10 Kg
- especiarias, óleos e resinas 0,300Kg
- mistura de sais de cura para cozidos 0,350Kg
- mistura antioxidante para cozidos 0,250Kg
- estabilizante de gorduras (polifosfatos) 0,250Kg
- cochonilha e urucum hidrossolúvel 0,100Kg
- CARRAGENA 0,200Kg - fumaças líquidas 0,030Kg

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Utilizar carne congelada ou resfriada com temperatura entre -5º C a 2ºC. Os blocos de carne congelada devem ser picados em picador mecânico de carne congelada. Moer as carnes resfriadas e o toucinho (ou papada) em disco com furos de 4 mm diâmetro. Colocar as carnes e o toucinho (após serem moídos) no Cutter e em seguida adicionar os ingredientes na seguinte ordem enquanto a carne é refinada:

Distribuir uniformemente o ADIFÓS sobre as carnes. Colocar toda a água/gelo da formulação e o AT-20. Distribuir uniformemente o sal refinado previamente misturado com o CURAG sobre a massa. Distribuir uniformemente o TEMPEREX SHO-200, o SMOKEZ 1400 M e a CARRAGENA AQUAGEL XP sobre a massa. Misturar até obter uma completa e homogênea absorção dos ingrdientes pela massa. Por último, distribuir uniformemente a proteína de soja, o RED-FIX II e a fécula de mandioca. Refinar até obter uma massa fina e homogênea. Observação: a temperatura da massa refinada no Cutter não deverá ser superior a 8º C. Transferir a massa para as embutideiras.

Embutimento: Embutir em tripa natural (tripa de carneiro) previamente lavada, hidratada e higienizada ou tripa artificial (colágeno) . Tripas com 22 mm de diâmetro. Torcer a tripa em forma de gomos de 9 a 12 cm de comprimento (equipamento mecânico de torção). Colocar os gomos em varas e estas em gaiolas para serem transportadas para as estufas de cozimento.

Observação:Salsicha defumada por atomização de fumaça líquida natural:

Fazer uma aplicação de fumaça SMOKEZ 1820 AM após os 30 minutos iniciais de secagem. Atomizar o SMOKEZ 1820 AM por 5 minutos com a estufa desligada e chaminé fechada. Terminar o processo de cozimento. Este produto é comercializado sem a adição de corante natural.

Processo de Cozimento,Tempo, Temperatura da Estufa
Entrada ar/chaminé 30 min, 65º C aberta, 1 (uma) hora 85º C fechada

Terminar o processo e retirar as salsichas da estufa, quando a temperatura interna central do produto (ponto mais frio) atingir a temperatura de 68º C. Dar um banho de água gelada nas salsichas por 5 minutos (choque térmico).

Coloração

As salsichas são colocadas em tanques com gelo/água (temperatura 2º C) para facilitar a retirada da tripa artificial pelo processo de depilagem.
As salsichas após a retirada da tripa são colocadas em contato com o RUBRORANGE R-56 corante natural de urucum (aproximadamente 2 minutos) e logo após passam por uma solução ácida (ácido fosfórico 1 %) para fixar o corante no produto por aproximadamente 1 minuto. Deixar secar a superfície das salsichas antes de serem embaladas. Armazenamento A sala de embalagem deve ser climatizada ( temperatura de 10º C ). As salsichas são embaladas em sacos plásticos fechados à vácuo, colocadas em caixas de papelão e armazenadas em câmara de congelamento.

E EU TE PERGUNTO: AINDA TENS CORAGEM DE COMER UMA TRANQUEIRA DESSAS ???

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiquei com receio de ler.. srsr

Sempre me falaram que o precesso é nojento e que é feita das piores carnas.. srsrsr

Fiquei aliviada .. não tudo aquilo que imaginei .. kkkkkkkkkkkkkk

abç..

Legal o post..

http://www.analucianicolau.adv.br/

Cássio disse...

eiuheeiuheieueiueh

Eu fiquei com receio de ler.. [2]

Abraços!

http://oediporei.zip.net/

@FFulipe disse...

Oiii, esse blog ganhou um selo!
Faça bom uso dele ok? ;)
http://obalaiodogato.blogspot.com

Raphael disse...

Não leia antes do almoço...

Abraço

Anônimo disse...

Putz, o duro é que a gente come sim porque cachorro-quente é muito gostoso! Além de outras delícias que faço com a iguaria. huuumm
Beijo!
Letícia.

Eu estou sem idéia.com.br disse...

Oiee queria seber oque são essas maquinas ou ingredientes?? adifós,cutter,temperex sho-200,smokez 1400,carragena aquagel xp...

Por favor me respondam é para um trabalho de colégioo e o meu tema é com se faz a salsicha se vocês souberem de alguma fabrica que podi visitar por favor me avise

Luciana disse...

Marina,

Segue abaixo alguns esclarecimentos para suas dúvidas. Não consegui muita coisa, mas espero poder ajudar.

ADIFÓS
O adifós é um estabilizante composto de polifosfato de sódio. Como todo estabilizante, previne ou inibe os estragos causados nos alimentos por fungos, bactérias, e outros microorganismos.

CUTTER
O cutter é um equipamento utilizado em cozinhas industriais para processar alimentos, molhos e moer carne.

Infelizmente não há muito o que pesquisar sobre os compostos temperex sho-200, smokez 1400 e carragena aquagel xp. São compostos utilizados para a elaboração da salsicha, mas não há dados que indiquem sua utilização em outros alimentos.

Abraço,

Luciana

Anônimo disse...

Nosaa jamais comerei salsicha de novo!
tripas de carneiro?
uma vida pra cinco minutos de um sabor NOJENTO * ???