sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quem Eram os Druidas?

Eram os sacerdotes dos celtas, um povo que vivia numa vasta área da Europa Ocidental, englobando a atual França, partes da Bélgica, oeste da Alemanha, norte da Itália e indo até as ilhas Britânicas. Toda a informação que possuímos sobre os druidas é muito vaga, porque provém de autores como gregos e romanos, que eram inimigos deles. Nos relatos do general romano Júlio César, que conquistou boa parte do território celta no século 1 a.C., os druidas aparecem como chefes religiosos politeístas (que acreditavam em vários deuses), cheios de rituais que incluiriam até sacrifícios humanos, o que nunca ficou comprovado - o que se sabe é que eles tinham cerimônias de "iluminação".

No início da era cristã, depois que os celtas foram conquistados pelos romanos, os druidas passaram a ser perseguidos, em especial pelo imperador Tibério, entre 14 e 37 d.C. Com o cerco, os druidas desapareceram, embora sua influência cultural tenha permanecido, principalmente na França e na Grã-Bretanha, onde algumas de suas idéias mesclaram-se ao cristianismo.

Droidos dremais
Rituais muito loucos faziam sacerdotes ter alucinações

1. Os druidas tinham vários rituais para ter visões, iluminações ou realizar profecias. Na cerimônia conhecida como Imbas Forosna, um druida entrava numa câmara escura, que podia ser uma caverna ou um grande buraco cavado no chão;
2. Dentro da caverna, ele deitava-se e era coberto por peles para ficar em total escuridão. Outros druidas passavam vários dias no escuro cantando em volta de seu corpo, enquanto tocavam maracas e tambores em ritmo hipnótico ;
3. Depois de um longo período em total escuridão, sem comer e ouvindo os sons dos companheiros, o druida era finalmente descoberto e subitamente arrastado para fora da caverna, exposto à luz do dia. Imagina o baque!
4. Acreditava-se que o choque de ser retirado da total escuridão e lançado num ambiente de forte claridade colocava o druida num estado de consciência alterada, que permitia a ele ter visões e fazer profecias.

Eita, mundo doido!

2 comentários:

Erukusu disse...

Druidas são interessantes, lembro de ter lido esse negócio de ficar na escuridão e depois ir pro sol em algum lugar.

Posso até me considerar uma pessoa que faz esse ritual, pois não saio de casa XD

E quando saio, começo com as profecias, brincadeira.

Mas muito legal, gostei.

André disse...

um bando de picaretas celtas que tomavam alucinogenos e se diziam enviados dos deuses.