quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quem foi Tio Sam?

Em todo mundo já se ouviu falar no Tio Sam, mas quem seria este senhor?

É uma personificação nacional dos EUA, o qual data de 1812. Segundo consta na história, Tio Sam teria sido uma criação de soldados americanos no norte de New York, os quais recebiam barris de carne com as iniciais U.S (United States, que em português significa Estados Unidos) estampadas.

Com essas iniciais os soldados teriam brincado, falando que elas significavam Uncle Sam (Tio Sam), uma especie de referencia ao proprietário da companhia fornecedora de carne, Samuel Wilson. Com o passar do tempo o apelido veio se tornando cada vez mais popular, até que a revista americana Punch o batizou como simbolo americano.

Já no ano de 1870, o então cartunista Tomas nast fez o desenho de Tio Sam, com base no rosto de Abraham lincoln, o qual era considerado um herói nacional. No ano de 1917, o artista James Flagg acrescentou um dedo em riste ao desenho de tio Sam, contendo a seguinte frase: “I Want You” (que em português significa “Eu Quero Você”), que havia sido encomendado pelas Forças Armadas Americanas, a qual recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial. Tio Sam é atualmente conhecido em boa parte do mundo.

2 comentários:

Bizarrices do meu Brasil disse...

Seria de link

vidapessimista disse...

Que instrutivo!!! \o/... Falando nessas coisas, você sabe quem é aquela mulher das cédulas do Real? .. Eu sempre quis saber...rsrs