domingo, 10 de agosto de 2008

Como Surgiu o Dia dos Pais?

Esta data foi criada nos Estados Unidos, mas em pelo menos onze países o Dia dos Pais é comemorado de acordo com a tradição de cada país.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.Sim, aconteceu com a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd que, ao ouvir um sermão no dia dedicado às mães em 1909, teve a idéia de criar o Dia dos Pais.

A moça pretendia homenagear William Jackson Smart, seu próprio pai, militar que criou sozinho seus seis filhos logo após a morte de sua esposa em 1898.Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, e também pediu auxílio a uma entidade de jovens cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano, então, foi comemorado em 19 de junho daquele ano, no aniversário de Smart.

A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Em 1972, tornou-se uma festa nacional com a oficialização do então presidente Richard Nixon. Desde então, nos Estados Unidos, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no terceiro de junho.

Conta-se que, no Brasil, a criação da data é atribuída ao publicitário Sílvio Bhering em meados da década de 50. Foi em 14 de agosto de 1953 que foi comemorado pela primeira vez o Dia dos Pais no país. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por questões comerciais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Carlos & Lu.

Não sabia a origem do dia dos pais.
Gostei da informação.
Parabéns pelo blog instrutivo e divertido .
Ah, já não gostava de salsichas, imaginem agora?

Abraços
Fada
http://fadasafada.blogspot.com/