quinta-feira, 31 de julho de 2008

Responda Se Puder

Você pensa que faz frio no espaço sideral?
A maioria das pessoas pensa que as temperaturas são muito baixas no espaço sideral, mas o fato é que lá não existe temperatura alguma. O conceito de temperatura se refere ao conteúdo de calor cinético por átomo de matéria. Assim, a temperatura fria se caracteriza por um movimento muito lento das moléculas, e como no espaço elas se encontram muito distantes umas das outras, a temperatura é considerada desprezível.

Você sabe como se forma a neve?
A neve se forma quando as temperaturas da nuvem e do solo estão abaixo de zero. A neve é constituída na parte alta das nuvens, onde é mais frio. No Brasil, é raro nevar mesmo quando está muito frio, porque o gelo formado nas nuvens derrete à medida em que se aproxima do solo, que está mais quente. Nas montanhas, é comum nevar com a temperatura beirando os 4ºC, pois como a altitude é elevada, o gelo não tem tempo para derreter antes de atingir o solo.

Onde as horas passam mais rápido: numa nave espacial super veloz ou numa rede na beira da praia?
Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, a passagem do tempo para qualquer corpo depende da velocidade com que ele se desloca. Para o físico alemão, então com 26 anos, a velocidade da luz era o único valor absoluto no Universo. O resto podia variar. Como o tempo. O passar do tempo se dilata ou encolhe de acordo com a posição e a velocidade do observador. Quanto mais próximo ele estiver à velocidade da luz, mais lento ficará o tempo. Assim, em teoria, o tempo passaria mais devagar para quem viajasse numa nave espacial super veloz. Mas é claro que, até hoje, nossa tecnologia atual ainda não sonha em produzir uma espaçonave capaz de andar numa velocidade tão rápida que altere a percepção do tempo.

Você sabe por que ocorrem as linhas cruzadas?
A voz, antes de ser transmitida, é transformada em sinal elétrico que viaja em ondas pelo fio até chegar a outro telefone, quando é convertido novamente em som. Essas ondas normalmente são mais largas que o fio. Às vezes, elas alcançam um condutor vizinho e se misturam. Aí, o sinal de um viaja pelo outro e dá a maior confusão.

Você sabe o que significa hackers?
O termo "hack" nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e referia-se a quem tinha um jeito inspirado de fazer qualquer coisa. Depois do filme Jogos de Guerra, em 1983, a palavra começou a virar adjetivo específico para quem entende de computador. Deve-se, no entanto, diferenciar hackers de crackers, algo que não acontece na imprensa diária. Os hackers são pessoas com alto grau de conhecimento em informática. Já os crackers são indivíduos que invadem máquinas isoladas, sistemas de grandes corporações ou espalham vírus.

Você sabe como foi construído o primeiro submarino?
Em 1620, um inventor alemão chamado Cornelius Van Drebbel construiu o primeiro submarino. Ele envolveu firmemente um barco a remo em couro à prova dágua, com tudos de ar ligados a flutuadores, para mantê-lo superfície e captar oxigênio. Como não havia motores na época, remos foram conectados ao casco anéis de couro, que faziam a vedação. A primeira viagem foi feita no rio Tâmisa com 12 remadores e o submarino ficou submerso durante três horas.

9 comentários:

Erich Pontoldio disse...

Não sabia do submarino que foi lá pelos anos de 1600 ... as vezes uma invenção surge qdo menos se espera.

Diego Rodrigues disse...

O submarino realmente foi muito curioso, muito mesmo. Algumas coisas ali, como o hacker e os crackers, a neve e o conceito do frio no espaço eu já sabia. Muito bom o blog, parabéns.

Anônimo disse...

Excelente seu bolg. Amei meeeeesmo. Gosto muito de ler sobre curiosidas. Com certeza voltarei com frequencia. Posso colocar seu link no meu blog?

Anônimo disse...

Que incrível.
Eu comecei a viajar e já imaginei o capitão Nemo no Vinte Mil Léguas Submarinas construindo o Náutilus!!
Por que o céu é azul?

Gostei do blog!!!

Deise Rocha disse...

um blog só de curiosidades...
é isso???

taí! gostei!

Carlos Macêdo disse...

Acho massa essas curiosidades!

flw

Anônimo disse...

Muito legal!
Coisas que eu nunca saberia responder, nem falar no assunto!
No espaço não tem temperatura!
=O

Muito massa!

Anônimo disse...

legal
bem interessante as curiosidades

abraços

http://blogaragem.blogspot.com
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48465553

Anônimo disse...

Eu jurava que no espaço fazia frio. Porque eu pensava isso não tenho a menor idéia...

Esse blog aqui é melhor do que a Rádio relógio. (Será que ainda existe a rádio relógio?)

Achei interessante.

Abs
Raquel http://raquelrfc.wordpress.com/