sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aquecimento global pode acabar com o pão francês

Matéria de Débora Spitzcovsky



Já pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade.

A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global.

Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.

Ainda segundo os cientistas, por enquanto, os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global?

2 comentários:

Jaime Guimarães disse...

"Cacetinho" é como é chamado o pãozinho francês aqui na BA - especificamente em Salvador. A famosa "bengala" é chamada de "vara". Imagine:

- Me dê 3 cacetinho, por favor!
- Só tem vara!
- Me dê uma vara, então!

Eu li uma reportagem há algum tempo falando do aquecimento global e os efeitos nas plantações de MILHO, que é matéria-prima de muitos alimentos e ele mesmo fonte de alimentação para muitos povos. A matéria não citava trigo e arroz propriamente, mas dava a entender que a agricultura seria muito afetada com o aumento da temperatura e com os modelos de aproveitamento de terras atualmente.

E dá-lhe, transgênicos!

Luciana disse...

Olá, Jaime

Sou gaúcha e lá também chamamos Pão francês de cacetinho. Quando estive em SC pela primeira vez, e pedi um cacetinho na padaria, a menina quase teve um ataque de risos... fazer o que... prá mim é cacetinho e pronto. haha

Pior que isso foi eu chamar de "grostuli", a dita orelha de gato ou calça virada em Curitiba. Precisei apontar para a menina saber o que eu estava pedindo.

Obrigada pelos comentários e volte sempre!