segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Papel Higiênico: No Lixo ou na Privada?

O que é mais ecologicamente correto? Jogar o papel na privada ou no lixo?


Se o papel for fino, daqueles macios, de folha dupla, que se dissolvem na água, jogue-o na privada. Quando passar pelo sistema de tratamento de esgoto, ele será filtrado e, juntamente com os outros resíduos sólidos, levado a um aterro sanitário – que é pra onde ele iria se você o tivesse jogado no lixo. A diferença é que, nesse processo, você economiza em saquinhos plásticos para embalar o lixo. Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.

Agora, se o papel que você usa não é dos melhores, o jeito é jogá-lo no lixo mesmo. Apesar de não ser capaz de, sozinho, bloquear o fluxo de água na rede de esgoto, seus resíduos podem piorar entupimentos já formados durante o percurso rumo à estação. O mesmo vale para cidades em que não há tratamento de esgoto: nesse caso, o papel vai direto para os rios, contribuindo para a poluição das águas.
Fonte: Superinteressante

2 comentários:

Karen S. Wasem disse...

Nem com muito esforço eu conseguiria colocar papel na privada. Mesmo sendo macio e de folhas duplas, fico imaginando esses pedaços dissolvidos se grudando e entupindo o encanamento... E então a neurose pega.


Mas meu pai apoia essa causa.. rsrsrs



=^-^=

ErickTavarez disse...

Boooa, confesso que não sabia disso. Vou ficar esperto quando usar o papel higiênico para ver onde devo jogá-lo.


Eu acho meio estranho jogar prq parece que vai entupir ou acontecer alguma "merda". Aí complica tudo.