terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína Preocupa População do Mundo Todo

O surto de gripe suina se espalhou do México e o risco de uma pandemia é grande. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirmou que não há notícia da chegada do vírus, porém treze pessoas estão com sintomas da gripe e permanecem em hospitais de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará.

"Entre os seres humanos, a transmissão ocorre principalmente pelo ar. Quando um doente tosse ou espirra, o vírus entra no organismo de outra pessoa pela respiração. Os sintomas aparecem depois de três ou quatro dias: febre acima de 39 graus, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, tosse e coriza. Parece uma gripe forte, mas é muito mais perigosa. Em dez dias, provoca uma pneumonia grave, que pode matar.

Não existe vacina nem remédio de eficácia comprovada contra a gripe suína. O tratamento tem de ser feito em hospitais.

Existem algumas drogas, como o Tamiflu, como alternativa de tratamento, mas não há confirmação cabal de que ele funcione.A melhor prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas ou que venham de regiões com casos confirmados. " (Fonte: G1)

Como sempre, os orgãos responsáveis (neste caso a Anvisa), dizem que está tudo sob controle e que as devidas orientações estão sendo repassadas aos passageiros que entram e saem do Brasil, especialmente em voos para os Estados Unidos e México. Mas não é bem assim. Hoje pela manhã, eu estava assistindo uma entrevista ao vivo em um programa de canal aberto e, instantes depois do diretor geral da Anvisa pronunciar que havia médicos, questionários e extremo cuidado no interior dos aviões, uma senhora que recém havia desembarcado do México, disse que não houve absolutamente nenhuma instrução para prevenção, seja dela ou dos demais passageiros e que as poucas informações que possuia sobre a gripe suína havia visto na tv antes de embarcar de volta para o Brasil. Um total desencontro de informações, que neste caso é muito preocupante. A própria Organização Mundial de Saúde já disse que não há mais como controlar o vírus e elevou o grau de alerta para 4, numa escala que vai até 6.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aceita parceria???

http://curiosidadesdoplaneta.blogspot.com/

Eu tbm tenho um blog de curiosidades, já estou seguindo o seu, me avise qualquer novidade!!

Abração

Anônimo disse...

Obrigada pela parceria, já estou adicionando seu banner lá!
Um abração

thigo barbosa tg disse...

é a bola da vez. igualzinhu a aviária....um tumulto só. vamos ver o que vai acontecer. espero que eles achem rapidamente um jeito de cura ou de não ploriferação.
Bom feriadão. como sempre seu blog dando um show.
BjAõ!!!