terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Aranha Armadeira...Cuidado aí, hein?



A Armadeira, também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira, é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria: assassina), da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.

São originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e as pernas até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonha neurotóxico muito potente, o qual apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato. Freqüentemente entram em habitações humanas a procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, se escondendo em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente sendo responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil. É uma das aranhas mais venenosas do mundo.
No Brasil, é a segunda aranha mais perigosa, perdendo apenas para a aranha-marrom.Em razão disso não é aconselhada (e nem permitida) a sua criação em cativeiro. Acima está uma vítima da Armadeira: a pele necrosada, já é total no braço da vítima, que ficou sem os devidos tratamentos.

6 comentários:

ErickTavarez disse...

Caramba, nunca vou me meter com uma dessas aranhas madeireiras.

Renata disse...

uau!!!

é um dos motivos,pelo qual tenho pavor desse bichinhos é por nao saber as consequencias que podem acontecer caso tenha uma picada ou mordida...enfim!

vlw pela curiosidade..bem util

Feliz Ano Novo!

Leonardo R. disse...

Ainnn....

Aranha é um bixo que me da agonia...

num gosto de jeito nenhum..
seja armadeira ou madereira..rsrs

^^

Ferrockxia disse...

nossa ... ontem mesmoeu e minha tia falavamos de aranhas, elas estão por todos os lugares né...
essa foto é bem bizarra me arrepiei aqui, eolha que já tinha medo rsrsrsrs
mas mesmo assim tatuei uma no braço.

gostei do seu blog. estou te acompanhando se puder me acompanha também


http://exoticlic.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu sempre gostei de aranhas e eu até to criando uma ela é nervosa pra caramba!!!
eu jápeguei atéautorização com o IBAMA, evou criarela até ela morrer

Anônimo disse...

adoro aranhas eu coleciono ja tenho 15 especies o ibama jaautorizou eu posso quantas eu quise eu tenho aranha armadeira quase fui picado