domingo, 12 de outubro de 2008

Como Surgiu o Dia das Crianças no Brasil?

Esse dia existe em vários países do mundo, mas varia um pouco de acordo com o lugar. A variação vai desde a data até a forma de comemoração.


O dia 12 outubro é a data brasileira para o Dia das Crianças e foi criada há mais ou menos 42 anos, quando Éber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – Fábrica de Brinquedos –, em parceria com a Johnson & Johnson, decidiu lançar a "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso dessa semana, as empresas decidiram criar a "Semana da Criança".

Essa proposta surgiu no final de junho e seus idealizadores queriam que ocorresse esse evento ainda no mesmo ano, então o mês escolhido foi Outubro. Como foi um sucesso, os fabricantes decidiram escolher um dia para que esse evento fosse realizado, o dia escolhido foi 12 de outubro.Daí para frente, todos os anos, o Dia das Crianças passou a ser comemorado no dia 12 outubro.

Na China, o Dia das Crianças é comemorado no mesmo dia em que se celebra a festa para os meninos (que é semelhante a um "Dia das Crianças") no Japão, 5 de maio.Já em Portugal é comemorado no dia 1º de junho e na Índia no dia 15 de novembro.No Japão é um pouco diferente a maneira de celebrar esse dia. Existe desde a antiguidade uma comemoração para as crianças, porém os dias são separados de acordo com o sexo. No dia 3 de março, é realizada a Festa das Bonecas e as famílias que tem filhas, colocam à mostra bonecas representando a corte imperial.

Mas os meninos não ficaram de lado nessa comemoração, eles têm seu dia no Japão, o dia 5 de maio. Nesse dia os pais colocam flâmulas que representam as carpas, (símbolos de força na região)colocam bonecos de samurais e, também, armaduras enfeitando as casas e suas portas.

Porém, segundo a ONU, o Dia Universal das crianças é celebrado no dia 20 de novembro, no qual se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.Não importa o dia, o que importa é vermos nossas crianças sorrindo sempre!!!

2 comentários:

Janaina W Muller disse...

Beem...eu até sabia que aqui no Brasil, o significado dessa data era puramente comercial...mas nunca me importei muito, afinal eu descolei muitos presentes na minha infancia por causa desse dia XD
Mas essa do Japão, eu não sabia! Nada como ter tradição :D

Abraços.
='-'=

Anônimo disse...

Então quer dizer q não tem nada haver com notas boas e zaz O.o?? rsrsrrsrs, Agora o resto não faz tanto sentido kkkk !! !! !!
Ps: Passando aqui só p/ deixar minha marquinha e apresentar meu Blog... .::DownloadsGE::.Curiosos & Cia, Curiosos & Cia .::DownloadsGE::. \o/