sábado, 27 de setembro de 2008

O que é Glúten?

O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães.

O problema é que os portadores da chamada doença celíaca têm dificuldade em digeri-lo. Quando o glúten chega ao intestino dos celíacos, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas – além de carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarréia crônica. Uma vez constatada a doença, deve-se excluir da alimentação qualquer produto com glúten.

Uma pesquisa de 2007 da Unifesp analisou o sangue de 3 mil pessoas e constatou que 1 em cada 214 indivíduos sofria da doença, um número alto. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que os alimentos devem indicar na embalagem a presença ou não do glúten. A saída para os celíacos é comer alimentos com outros tipos de farinha, como a de mandioca, a de milho ou polvilho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um amigo meu tinha essa dificuldade de ingerir glúten!

Era uma espécie de alergia. Bizarro, ele não podia comer pão, massas, bolachas...

Até hoje olho as embalagens dos produtos, pra ver se tem glúten, e lembro dele =)